Avaliação Antropométrica:

Última Atualização: 25/08/2021

Não há um método universal superior para a avaliação antropométrica. É necessário avaliar o custo, as limitações e as vantagens de cada um.(2)

4 semanas é um período considerado mínimo para mudanças significativas na composição corporal (massa gorda, e massa magra), resultado de dieta e exercícios. (2)

Não é recomendado para atletas a fixação de um valor ótimo de composição corporal independente do esporte. (1)

Bioimpedância e DOC são métodos (Modelos 2C) comuns utilizados na pratica clinica devido ao seu relativo baixo custo, e pelo fato de serem considerados não invasivos.(2)

DEXA foi o método que apresentou o menor erro de estimativa enquanto que as dobras cutâneas apresentaram as maiores taxas de erros. (1)

O DEXA, Dual energy X-ray,  (Modelo 3C) é capaz de medir composição mineral óssea, massa magra, massa gorda, mas pode haver erros subjetivos na avaliação devido  a hidratação, glicogênio, e creatina muscular, que para atletas é significante. (2)

Referências Bibliográficas:

1- Communications S. Nutrition and Athletic Performance. Med Sci Sports Exerc. 2016;48(3):543–68.

2- Aragon AA, Schoenfeld BJ, Wildman R, Kleiner S, VanDusseldorp T, Taylor L, et al. International society of sports nutrition position stand: Diets and body composition. J Int Soc Sports Nutr. 2017;14(1):1–19.