Aveia

Última Atualização: 25/08/2021

Composição

Rica em celulose, arabinoxylans e fibras solúveis (B-glucana).

Fonte de proteínas, gorduras insaturadas e de antioxidantes como os tocoferóis, tocotrienóis, o ácido fítico, ligninas e compostos fenólicos, incluindo as avenantramidas.

Efeitos no organismo

  • A B-glucana é uma das maiores responsáveis pela melhora do perfil lipídico sanguíneo, dos níveis de insulina pós-prandial, da resposta glicêmica, alem da saciedade.
  • O consumo de aveia por crianças é associada a uma alimentação mais saudável, com menor risco de obesidade e com uma melhor ingesta de nutrientes.
  • A B-glucana (Fibra solúvel)  é efetiva na diminuição do LDL e do colesterol total.
  • A ingestão de 3g de B-glucana por dia pode reduzir algo entre 5 e 10% das taxas de colesterol, sendo ainda capaz de melhorar a resposta glicêmica e diminuir a glicemia pós-prandial.
  • A b-glucana consegue aumentar a viscosidade intestinal, reduzindo a velocidade de absorção de carboidratos, reduzindo assim a glicemia pós-prandial.
  • O uso a longo prazo foi capaz de reduzir níveis de HbA1c, o que é esperado pois  este exame reflete  a glicose sanguínea de períodos entre 8 e 12 semanas.
  • A b-glucana também oferece um importante papel na microbiota

Referências bibliográficas:

1- Fulgoni, V. L., Brauchla, M., Fleige, L., & Chu, Y. (2019). Oatmeal-Containing Breakfast is Associated with Better Diet Quality and Higher Intake of Key Food Groups and Nutrients Compared to Other Breakfasts in Children. Nutrients, 11(5), 964.

2- Li, X., Cai, X., Ma, X., Jing, L., Gu, J., Bao, L., … Li, Y. (2016). Short- and Long-Term Effects of Wholegrain Oat Intake on Weight Management and Glucolipid Metabolism in Overweight Type-2 Diabetics: A Randomized Control Trial. Nutrients, 8(9), 549.