Beterraba

Última Atualização: 31/08/2021

A beterraba (Beta Vulgaris) é conhecida por ser uma fonte rica em antioxidantes e micronutrientes incluindo potássio, betaína, sódio, magnésio, Vit. C e nitrato inorgânico (NO3-). (1)

No organismo humano, por meio de reações enzimáticas, o NO3- pode ser reduzido em outro metabolitos como o nitrito (NO2) e, por sua vez, convertido a óxido nítrico (NO). (1)

A melhora das respostas fisiológicas provenientes do NO durante a pratica de exercícios físicos pode ser atribida à modulação da função muscular esquelética, principalmente das fibras musculares tipo II. O NO pode reduzir o custo de ATP/PCr, associada à produção de força, aumentando assim a capacidade contrátil do músculo, além de melhorar o fluxoo sanguíneo e a oxigenação muscular, favorecendo a maior tolerância ao exercício. (1)

Um estudo agudo observou que doses de 140 mL de suco de beterraba (+- 550 mg de NO3-) 2h antes do exercício auxiliou na melhora do desempenho de indivíduos treinados que realizavam o teste de 2000m. em um ergômetro. (1)

Atletas se mostraram menos responsivos às propriedades ergogenicas desse compoto, possivelmente em virtude da maior ingestão habitual de nitrato dietético e/ou regime intenso durante treinamento. (1)

Não existe evidencia cientifica suficiente mostranod que a ingestão crônica  (dietética ou suplementação)  de nitrato esteja isenta de riscos. (1)

A suplementação pode causar algum desconforto intestinal. (1)

Segundo o COI2018, o nitrato pode ser utilizado como forma de aumentar o desempenho em praticantes de atv. física, entretanto, seu beneficio em atletas de alto rendimento ainda carece de evidencias sobre qual a dose ideal e o tipo de exercício. (1)

Referências bibliográficas:

1- Lancha Jr. AH, Longo S. Nutrição do Exercicio Físico ao Esporte. 1a. São Paulo: Manole; 2019. 262 p.