Camomila – Matricaria Recutita L. – Compostos, efeitos no organismo, dosagem, contraindicações…

ilustração do chá de camomila

Última Atualização: 24/05/2021

Planta:

Existem duas variedades de camomila: (1)

  • Matricaria Chamomila (Camomila azul ou alemã) (1)
  • Matricaria Recutita (1)

Nome Farmacêutico:

Flos Matricariae (2)

Parte Utilizada:

Capítulos florais. (2)

Componentes químicos:

Óleos essenciais:

Contem 0,3 – 1,5% de óleo essencial. (2)

Flavonoides:

Contém 1-3% de flavonoides: apigenina, quercetina, e seus respectivos glicosídeos, luteolina, patuletina, lisoramnetol, apiína e rutina. (2)

Lactonas Sesquiterpênicas:

Matricinas, matricarina e desacetilmatricarina (2)

Cumarinas

Umbeliferona, dioxicumarina e herniarina (2)

Outros:

Taninos, ácidos graxos, mucilagem, ácidos fenólicos, resinas e sair minerais. (2)

Atividades Farmacológicas:

  • Diminuição da cólica abdominal por diminuição do peristaltismo. (1)
  • Efeito antidiarreico (1)
  • Efeito antiespasmódico (1,2)
  • Efeito antissecretório (1)
  • Efeito Anti-inflamatório (2)
  • Sedativa (2)

Contraindicações / toxicidade:

Sem referências. (2)

Efeitos colaterais:

  • Pode interagir com o ácido acetilsalicílico em razão da presença da cumarina. (2)
  • Pode interferir em anticoncepcionais estrógenos sintéticos por competição pelos receptores de estrogênio e com o tamoxifeno. (2)
  • Pode potencializar os efeitos de outros medicamentos sedativos. (2)
  • Possível interferência na absorção de ferro pela presença de taninos. (2)

Posologia:

  • Infusão: 5g em 150mL (1 xícara) (2)
  • Extrato fluido (1:1 45% etanol) 1-4mL (2)
  • Tintura: (1:5, 45% etanol) 3-10mL (2)
  • Pó encapsulado: 2-4g (2)
  • Óleo Essencial: 5 gotas em 50mL de água (2)

Chá de Camomila

Chá digestivo, melhora do sono, reduz distúrbios nervosos que atrapalham a qualidade e duração de sono. Possui antioxidantes terpenoides como o alfa bizabolol e azulelenos, e possui também flavonoides apigenina e a quercetina (substancias relaxantes)

Na camomila foram identificados aproximadamente 120 constituintes bioativos, incluindo 28 terpenoides e 36 flavonoides. (3)

Estudos prévios mostraram que a camomila melhora a qualidade do sono, alivia depressão  e ansiedade.  Os efeitos encontrados são agudos. (3,4)

Foram encontrados efeitos benéficos na depressão pós-parto. Mas ainda não se sabe ao certo o mecanismo pelo qual isso acontece. Acredita-se que seu mecanismo de ação é similar a drogas anti-inflamatórias não esteroides. (4)

Seus efeitos tranquilizantes ocorrem devido aos flavonoides, principalmente a apigenina, que se liga aos receptores de benzodiazepina no cérebro. (3,4)

Efeito Antiespasmódico:

O efeito é atribuído  aos terpenoides,  sobretudo matricina, camazuleno, α-bisabololóxidos A e B e α-bisabolol, bem como aos  flavonoides.(2)

Efeito nos canais de Potássio / Calcio:

Um estudo em animais utilizando o extrato das flores de camomila comprovou seu efeito antidiarreico, antissecretório e antiespasmódico pela ativação dos canais K+ e efeito antagonista nos canais de cálcio. (1)

Efeito na ansiedade:

(+Sobre Ansiedade)

Pesquisadores demonstraram que com o uso do extrato de camomila há uma diminuição significante no quadro da ansiedade, apesar de essa não alterar o quadro de depressão quanto associado. (1)

A atividade ansiolítica esta relacionada com a capacidade de o flavonoide apigenina se ligar aos receptores GABAde uma maneira semelhante aos benzodiazepínicos. (2)

Além disso, a presença de GABA e de triptofano, um precursor da serotonina, podem, em parte, justificar os efeitos hipnóticos da camomila. (2)

Atividade anti-inflamatória:

Sua ação anti-inflamatória é ocasionada por inibição de importantes mediadores envolvidos nos processos inflamatórios, tais como as prostaglandinas e leucotrienos. (2) Sendo os flavonoides, principalmente a apigenina, a principal responsável pela inibição dos leucotrienos. (2) Enquanto que os constituintes do óleo essencial,  especialmente bisabolol, juntamente com os flavonoides, inibem a produção de prostaglandinas.

Referências bibliográficas:

1- Silva SMCS, Mura JDP. Tratado de alimentação, nutrição & dietoterapia. 3a Ed. São Paulo: Editora Pitaya; 2016. 1308 p.

2- Saad G de azevedo, Léda PH de oliveira, Sá I manzali, Seixlack AC. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciencia na pratica Clínica. 2a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016. 441 p.

3- Adib-Hajbaghery M, Mousavi SN. The effects of chamomile extract on sleep quality among elderly people: A clinical trial. Complement Ther Med. 2017;35(September):109–14.

4- Chang SM, Chen CH. Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: A randomized controlled trial. J Adv Nurs. 2016;72(2):306–15.