Chlorella –

Última Atualização: 30/09/2021

É uma alga verde que cresce em ambiente aquático muito utilizada na Ásia. (1)

Efeitos no organismo:

Principais indicações:

  • Dislipidemia
  • Hipertensão

Dislipidemia:

(+Sobre a Dislipidemia)

Uma meta-analise mostrou que o uso de 4g/dia por 8 semanas foi capaz de reduzir os níveis de LDL. (1)

Diabetes:

(+Sobre o Diabetes)

Não foram encontrados nenhum beneficio com a suplementação de 1,5g de chlorella relacionados a hemoglobina glicada, insulina ou glicemia, seja em pacientes diabéticos ou pré-diabéticos. (1)

Hipertensão:

(+Sobre a Hipertensão)

Uma meta-analise encontrou benefícios na suplementação com 4g/dia por 8 semanas em pacientes hipertensos não tratados. (1)

Suplementação de B12:

(+Sobre a B12)

Apesar da chlorella ser uma fonte de B12, ainda não sabemos a respeito da sua biodisponibilidade. Além disso é necessário avaliar a quantidade de alga necessária para se chegar a um valor “adequado”. (1)

Fisiologia:

Tabela Nutricional:

NutrientesPor 100g de Chlorella
Kcal: 329kcal
Proteínas:52g
Carboidratos:9g
Lipídeos:9g
Fibras:18g
Vit. B12:100mcg
Cálcio:316mg
Potássio:1496mg
(1)

Apesar de parecer ser uma boa fonte de proteína, B12, e Fibras, precisamos analisar que o consumo dessa alga geralmente não passa de 5g/dia. Reduzindo consideravelmente estes valores.

Referências Bibliográficas:

1- Hosseini AM, Keshavarz SA, Nasli-Esfahani E, Amiri F, Janani L. The effects of Chlorella supplementation on glycemic control, lipid profile and anthropometric measures on patients with type 2 diabetes mellitus. Eur J Nutr [Internet]. 2021 Sep 2;60(6):3131–41. Available from: https://link.springer.com/10.1007/s00394-021-02492-5