Copaíba – Copaifera Langsdorffii –

Última Atualização: 11/10/2021

Nome Cientifico:

Copaifera Langsdorffii

Nome Popular:

Esta planta é conhecida por diversos nomes de acordo com a região onde se encontra: óleo-pardo; capaúba; copaíba; copaibeira…

Principais Indicações:

Cicatrização:

Possui um óleo resina de cor avermelhada, onde alguns estudos confirmaram o efeito benefico do óleo-resina desta planta na cicatrização. (1)

Litíase Renal:

(+Sobre a litiase)

Foi visto que a tintura da folha e dos ramos (extrato hidroalcoólico) de copaíba em animais. Foi visto que a copaíba parece exercer efeito benéfico em relação a litíase renal, induzindo a eliminação de cálculos, redução do tamanho, e da morfologia do calculo, porém, esse extrato não é encontrado no mercado. (2)

É importante ressaltar que o óleo de copaíba, facilmente encontrado no mercado, não tem o mesmo efeito na litíase renal.

Referências Bibliográficas:

1- Oliveri Carvalho L, Teresinha Milke L. Importância Terapêutica Do Óleo- Resina De Copaíba: Enfoque Para Ação Antiinflamatória E Cicatrizante. Rev Eletrônica Farmácia. 2014;6(2):25–36.

2- Brancalion APS. Estudo fitoquímico e investigação da atividade antilitiásica do extrato hidroalcoólico das partes aéreas de Copaifera langsdorffii [Internet]. [Ribeirão Preto]: Universidade de São Paulo; 2010. Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60138/tde-01122010-113501/