Erva Doce / Anis

Última Atualização:

Conhecida por Pimpinella Anisum  a erva doce ou o anis é uma planta já muito popular na medicina oriental.

O anis possui dentre seus constituintes, estrarol; anethol; eugenol; anisaldeído; metilcanicol; cumarinas e terpenos. (1)

A erva doce é utilizada para promover a digestão, melhorar o apetite, aliviar náuseas e cólicas e aliviar flatulências. (1)

Ela também é utilizada como anticéptica, diurética, afrodisíaca, como remédio contra insônia e na constipação. (1)

Foi encontrado em ratos um efeito significativo do uso da erva doce como forma de proteger a mucosa estomacal contra ulcera gástrica. (1) Esse resultado sugere que o efeito anti-ulcerogenico do chá de anis pode estar relacionado a atividades citoprotetoras. (1)

O mecanismo proposto inclui a inibição da secreção gástrica, estimulção da secreção de muco, aumento da síntese endógena  de  prostaglandinas da mucosa, alem de possíveis efeitos antioxidantes. (1)

Uma das grandes limitações do uso de antiinflamatorios não esteroides é devido a possível causa de danos na mucosa gastrintestinal através de diversos mecanismos, (1) que talvez poderiam ser prevenidos com o uso do anis. (1)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

1- Al Mofleh IA, Alhalder AA, Mossa JS, Al-Soohalbani MO, Rafatullah S. Aqueous suspension of anise “Pimpinella anisum” protects rats against chemically induced gastric ulcers. World J Gastroenterol. 2007;13(7):1112–8.