Fitoquimicos

Última Atualização: 16/08/2021

Recomendações Nutricionais:

Fitoquímicos: A ingestão média diária é de 1-1,5g/dia. (Pensando em uma alimentação saudável). (Pós VP)

Eles são divididos em  grandes grupos: carotenoides; compostos fenólicos; organosulfurados; alcaloides; compostos nitrogenados. (Pós VP)

Eles podem estar presentes em qualquer parte dos vegetais (sementes, caules, flores, e etc…) (Pós VP)

Compostos ativos não são nutrientes,  não há nenhuma disfunção orgânica conhecida até hoje que esteja relacionada a deficiência desses compostos.

A OMS recomenda de 5 a 8 porções de frutas e vegetais dia. (400-600g) (Pós VP)

Os alcaloides são as substancias que possuem maior biodisponibilidade no nosso organismo.

Plantas com muitos alcaloides geralmente são toxicas, não sendo utilizadas como fontes alimentares.

Flavonas: presentes em frutos e cereais conferindo a cor amarela. A luteolina é bastante presente nas solanáceas.- alcachofra, berinjela, quiabo

Flavononas: Presentes em frutas cítricas conferindo a cor amario palha. Ex: hesperidina e naringenina –frutas citricas

Flanonois: Distribuidos em diversas partes. Normalmente conferemcor amareladas. Ex: Quercetina, rutina, kaempferol. – cebola e maça

Isoflavonoides: As principais fontes são as leguminosas. Tambémconhecidos por ser fitohormonios. Ex: Daidzeina, genisteina. – leguminosas e amendoim

Anticianidinas: Associados a cor azul, roxa, violeta para frutas e flores. Ex: cianidina, delfinidinas peonidinas. – grumixama, açaí, jabuticaba

Fisiologia:

Fitoquímicos e esportes:

Geralmente no esporte os fitoquímicos trabalham em duas linhas: (1)

–  No controle do estresse oxidativo – atuando na cascata do Nrf2à atuando tanto na melhorada disponibilidade  do NO. Como na SIRT-1; e no aumento da biogênese mitocondrial. (1)

Em exercícios de baixa intensidade e durante o repouso, os EROS otimizam a vasodilatação e a hiperemia. Já em exercícios de alta intensidade, os EROS comprometem a perfusão sanguínea e a capacidade de vasodilatação. E o excesso de EROS alteram a utilização do Ca nas fibras musculares reduzindo o poder contrátil.(2)

A administração de antioxidantes gera uma melhora na fadiga, além de manter a contratilidade. (2)

– Na perfusão endotelial – Atuando na melhora da permeabilidade e da vasodilatação e na resposta do VO2max. (1)

Mecanismo: As antocianinas são capazes de reduzir o nitrito a oxido nítrico no estomago;além disso ela regula a expressão e atividade da NO sintase. Com mais oxido nítrico=  maior permeabilidade vascular, e menor pressão sistólica e diastólica. (1)

Isso influencia no exercício pelo maior aporte  de nutrientes e oxigênio no musculo, pela melhora da atividade mitocondrial, além de interferir na função contrátil das  fibras musculares.

Referências Bibliográficas:

1- Kashi DS, Shabir A, Da Boit M, Bailey SJ, Higgins MF. The Effcacy of administering fruit-derived polyphenols to improve health biomarkers, exercise performance and related physiological responses. Nutrients. 2019;11(10):1–13.

2- Reid MB. Redox interventions to increase exercise performance. J Physiol. 2016;594(18):5125–33.