Ácido β-hidróxi-β-metilbutírico HMB – Suplementação, fisiologia e recomendações…

Última Atualização: 21/08/2021

Suplementação:

Doses superiores a 6g / dia não apresentaram benefícios adicionais a suplementação. (4)

A suplementação de HMB na dose de 3g / dia (38 mg/kg ) é considerada ideal, no entanto seus efeitos são limitados. (3,4) A suplementação se mostrou benéfica na preservação da massa em pacientes com câncer, AIDS, traumatismos, e idosos. (4) Apesar do  aumento na massa muscular, em idosos, não houve  melhoria na função muscular. (4)

Recomendações:

Grande parte dos estudos demonstraram que o efeito do HMB na composição corporal é irrelevante. (4)

Há um pequeno beneficio na utilização de HMB na força e nos ácidos graxos livres, mas em relação aos benefícios  relativos ao dano muscular ainda não são claros. (1)

A suplementação de HMB não é mais eficaz do que seguir as recomendações de ingestão proteica.(1)

Estudos mostraram que o o HMB teve efeitos positivos na capacidade aeróbia. (2)

Seus efeitos são “maximizados” quando o treinamento é realizado em alta intensidade. (2)

O β-hidroximetilbutirato (HMB) é um metabolito do aminoácido leucina, cujo seres humanos apresentam uma limitada capacidade de produção. (3,4)

Referências Bibliográficas:  

1- Maughan RJ, Burke LM, Dvorak J, Larson-Meyer DE, Peeling P, Phillips SM, et al. IOC consensus statement: Dietary supplements and the high-performance athlete. Br J Sports Med. 2018;52(7):439–55.

2- Kerksick CM, Wilborn CD, Roberts MD, Smith-Ryan A, Kleiner SM, Jäger R, et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: Research & recommendKerksick, C. M., Wilborn, C. D., Roberts, M. D., Smith-Ryan, A., Kleiner, S. M., Jäger, R., … Kreider, R. B. (2018). ISSN exercise & sports nutrition review update: Research & recommendat. J Int Soc Sports Nutr. 2018;15(1):1–57.

3- Ross AC, Caballero B, Cousins RJ, Tucker KL, Ziegler TR. Nutrição Moderna de Shills na Saúde e na Doença. 11a. São Paulo: Manole; 2016. 1642 p.

4- Lancha Jr. AH, Rogeri PS, Pereira-Lancha LO. Suplementação Nutricional no Esporte 2a Ed. 2a. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. 266 p.