Nutrient Timing

Última Atualização: 20/04/2021

Microbiota:

Um estudo demonstrou que comer a refeição principal tarde do dia altera a microbiota salivar, propiciando um perfil de microbiota parecido com o de pessoas obesas, gerando inflamação e gerando outros efeitos deletérios no hospedeiro. (1)

Emagrecimento:

Em relação ao emagrecimento diversos estudos já demonstraram que dois grupos com a mesma alimentação, aqueles que comiam pela manhã conseguiam perder mais peso do que aqueles que iam direto para o almoço. (1)

Aparentemente, o comer tarde impacta a regulação do metabolismo, afetando a obesidade e prejudicando as terapias de perda de peso. (1)

Um dos mecanismos propostos para explicar isso é a alteração do perfil da microbiota intestinal. (1)

Hipertrofia e Treino:

  • A máxima resposta ocorre com 20g de PTN, gerando a síntese maxima
  • Oxidação de leucina aumentou de maneira significativa com o consumo de 20 a 40g de proteína. (10 min após exercício)
  • Mas fica o questionamento qual a necessidade gerada no treino

Referências Bibliográficas:

1- Collado MC, Engen PA, Bandín C, Cabrera-Rubio R, Voigt RM, Green SJ, et al. Timing of food intake impacts daily rhythms of human salivary microbiota: A randomized, crossover study. FASEB J. 2018;32(4):2060–72.