Óleo essencial de lavanda (Lavanda Angustifolia):

Última Atualização: 27/08/2021

Composição:

Em sua composição foi encontrado a “linalool” e a “linalyl acetate”, substancias capazes de estimular o sistema parassimpático. (2)

Efeitos no organismo:

Efeitos no sistema imune:

Foi capaz de aumentar a taxa fagocítica e estimular o  contimento da replicação bacteriana intracelular em uma cultura humana de MDMs (Macrófagos derivados de monócitos) pré tratada com OE  e infectada com Staphylococcus Aureus. (1)

Efeito anti-inflamatório:

O tratamento com o óleo reprimiu  citócinas pro-inflamatórias (IL-1, IL-6), exercendo um efeito anti inflamatório.  (1)

Efeitos no sono:

Um estudo encontrou que o óleo essencial de lavanda aumentou a qualidade do sono e reduziu os níveis de ansiedade utilizando 5 gotas. (2) Esse mesmo estudo concluiu que o óleo de lavada pode ser utilizado em UTI. (3)

O óleo essencial de lavanda é capaz de induzir o sono através do aumento na produção de ácido  γ-aminobutirico, exercendo seus efeitos na amidala. (2)

Além disso, ele é capaz de gerar um efeito sedativo inibindo a liberação de acetilcolina. (2)

Efeitos na função cardíaca

Foi visto que a lavando é capaz de melhorar a função cardíaca, sendo capaz de influenciar no fluxo sanguíneo cardíaco. (2)

Segurança:

Tem sido visto que o óleo de lavanda é o que apresenta menor toxicidade e o menos alergênico dentre os óleos essenciais. (2)

Referências Bibliográficas:

1- Peterfalvi A, Miko E, Nagy T, et al. Much More Than a Pleasant Scent: A Review on Essential Oils Supporting the Immune System. Molecules. 2019;24(24):4530. Published 2019 Dec 11. doi:10.3390/molecules24244530

2- Karadag E, Samancioglu S, Ozden D, Bakir E. Effects of aromatherapy on sleep quality and anxiety of patients. Nurs Crit Care. 2017;22(2):105–12.