Ácidos Biliares – Sais Biliares –

os sais biliares são conhecidos também como ácidos biliares, são a secreção externa do fígado e consistem em ácidos orgânicos derivados do ciclopentanoperidrofenantreno, encontrados principalmente na bile e excretados no intestino delgado. Sua função principal consiste em facilitar a dissolução das gorduras para permitir sua degradação enzimática. Além disso, estimulam a proliferação das células das criptas intestinais, contribuindo à manutenção da estrutura do epitélio intestinal. Em geral, utilizam-se combinados com pepsina e pancreatina, para facilitar a digestão em pacientes afetados por diversos transtornos digestivos (dispepsia). Dosagem usual: 300mg com cada refeição.

Alevanto – Mentha piperita

(+Sobre o alevanto)

Estudos clínicos com a M. piperita avaliaram os efeitos sobre o trato gastrointestinal, e observaram a estimulação da liberação de bile, atuando sobre o metabolismo dos lipídeos. (1)

Referências Bibliográficas:

1- Saad G de azevedo, Léda PH de oliveira, Sá I manzali, Seixlack AC. Fitoterapia Contemporânea – Tradição e Ciencia na pratica Clínica. 2a Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2016. 441 p.