Silício – Metabolismo, biodisponibilidade, recomendações nutricionais, suplementação…

Última Atualização: 09/08/2021

Recomendações Nutricionais:

RDA:

UL:

Fontes: Couve, chocira, acelga, couve-flor, beterraba, brócolis, arroz integral, painço, cereais integrais, arroz negro, semente de abobora, semente de gergelin, semente de girassol, amaranto, banana, melão, carne bovina, café, cacau…

Deficiência:

Sinais e sintomas:

  • Unhas moles e quebradiças
  • Deformidades esqueléticas (crânio anormal e estrutura de ossos longos)
  • Articulações mal-formadas com baixo teor de cartilagem

Silício e Saúde óssea:

Afeta positivamente a densidade mineral óssea. Pois ele faz parte do colágeno.  (Pós VP)

Faz parte da síntese de colágeno (Pós VP)

Silício e Saúde Cognitiva:

É um mineral protetor da demência. (Pós VP)

Silício e Saúde Cardiovascular:

Melhora a integridade estrutural do tecido conjuntivo (especialmente o tecido vascular) reduzindo o risco de aterosclerose.

Estética:

Pode melhorar as condições foto danificadas da pele ou do cabelo e das unhas. (Pós VP)