Veganismo / Vegetarianismo:

Última Atualização: 31/08/2021

Cuidados especiais:

Diversos estudos já demonstraram a necessidade de uma atenção especial aos nutrientes como ferro, zinco, cálcio, Ômega-3, Vit. D e Vit. B12 principalmente em fases de maior risco, como a infância, gestação, lactação e na terceira idade. (1)

Vitamina b12:

(+ Sobre Vit. B12)

Fontes vegetais como nori, espirulina e alga chlorella não podem ser consideradas adequadas devido à baixa biodisponibilidade de B12. (1)

Estudos mostram que uma dieta deficiente em B12 pode estar relacionada com uma alta concentração plasmática de homocisteína, proporcionando um maior risco cardiovascular. (1)

Recomendação nutricional:

O processo de absorção da Vit. B12 é dependente do Fator Intrínseco, que é saturável, por isso requer um período entre 4 e 6 horas para promover uma completa absorção, por isso o  consumo da Vit. B12 deve ser fracionado em pelo menos duas refeições ao dia, com intervalo superior a 6 horas. (1)

Referências bibliográficas:

1- LANCHA JR., Antônio Herbet; ROGERI, Patrícia Soares; PEREIRA-LANCHA, Luciana Oquendo. Suplementação Nutricional no Esporte. 2. Ed. Atual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan LTDA, 2019. 266 p. v. 1.