Anti-inflamatório não estereoidal NSAID – Efeitos no organismo, relação com intestino, danos…

Última Atualização: 22/08/2021

NSAID e Intestino:

Evidências tem demonstrado que o uso de NSAID de forma contínua foi capaz de provocar danos na mucosa do intestino delgado em cerca de 70% dos pacientes. (1)

Sendo evidenciado ainda que em alguns casos o uso de anti-inflamatórios pode gerar além de danos na mucosa, sangramento no intestino delgado, sendo necessário cuidados relativos à secreção acida, visto que a mucosa é um dos fatores protetores para o ácido gástrico. (1)

Um estudo encontrou que três meses de uso contínuo de anti-inflamatórios já foi capaz de gerar danos à mucosa.

O mecanismo por trás dessa dano é multifatorial, mas acredita-se que um dos mecanismos eesta  relacionado a COX (ciclooxigenase). (1) Acredita-se que os NSAID inibem a produção de prostaglandinas (PG) através da inibição da atividade da COX em sítios inflamados, resultando em efeitos analgésico, antipirético e anti-inflamatórios. (1) Porém, a PG é responsável pela regulação do fluxo gastrointestinal e pela secreção de muco, exibindo um importante efeito protetor sobre o sistema gastrointestinal. (1)

A consequência disso é  uma diminuição na produção de muco, um aumento na motilidade, e um aumento na permeabilidade, com uma perturbação na microcirculação das células intestinais.(1)

Outro mecanismo proposto, que é independente da COX, é a teoria dos “three hit” onde  os NSAID  geram uma disfunção mitocondrial nas células do epitélio intestinal, gerando um aumento na produção de radicais livres, que por sua vez aumentam a permeabilidade intestinal que geram um dano à mucosa. (1)

Tratamento para danos relacionados ao NSAID

Inibidores da bomba de prótons parecem uteis no tratamento dos danos relacionados ao uso crônico de anti-inflamatórios.

Referências Bibliográficas:

1- Handa O, Naito Y, Fukui A, Omatsu T, Yoshikawa T. The impact of non-steroidal anti-inflammatory drugs on the small intestinal epithelium. J Clin Biochem Nutr [Internet]. 2014;54(1):2–6. Available from: http://jlc.jst.go.jp/DN/JST.JSTAGE/jcbn/13-84?lang=en&from=CrossRef&type=abstract