Antioxidantes – Efeitos no organismo, suplementação…

Última Atualização: 27/08/2021

Existe evidencias que a suplementação de antioxidantes pode afetar negativamente a resposta adaptativa ao treino. (1)

A estratégia mais segura e efetiva é consumir uma dieta balanceada rica em alimentos fontes de antioxidantes. (1)

A literatura atual não suporta o uso de suplementos antioxidantes como meio de prevenir o dano do estresse  oxidativo  gerado pelo exercício. (1)

Altas doses de antioxidantes podem ser pro-oxidativas. (1)

Antioxidantes e exercício físico:

  • As  espécies reativas de oxigênio – EROS desempenham um papel importante no exercício físico causando danos às fibras musculares, responsáveis pela indução de um processo adaptativo que eleva a ação do sistema de defesa do organismo exigindo mais das reservas corporais de antioxidantes. (2)

Suplementação de antioxidante:

  • O uso de nutrientes antioxidantes poderia atenuar os efeitos associados ao treinamento, uma vez que minimizaria os danos e, consequentemente, a adaptação advinda do treinamento. (2)
  • Diversos estudos mostraram que a suplementação de antioxidantes pode ser capaz de alterar a resposta ao exercício físico. (2)
  • Visando como objetivo para o treinamento o ganho de força e de massa, o consumo de altas dosagens de Vit. C e E próximos a sessões de exercícios devem ser evitadas. (2)
  • O uso de vitaminas com o objetivo antioxidante gerou prejuízos  na resposta ao treinamento de força, visto que as vias inflamatórias são necessárias para a hipertrofia, para perda de gordura e para a adaptação ao treino.  (3)
  • O uso de substancias exógenas como antioxidantes gera uma piora na resposta ao treinamento. (4)

Referências bibliográficas:

1- Communications S. Nutrition and Athletic Performance. Med Sci Sports Exerc. 2016;48(3):543–68.

2- Lancha Jr. AH, Rogeri PS, Pereira-Lancha LO. Suplementação Nutricional no Esporte 2a Ed. 2a. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. 266 p.

3- Dutra MT, Alex S, Silva AF, Brown LE, Bottaro M. Antioxidant Supplementation Impairs Changes in Body Composition Induced by Strength Training in Young Women. Int J Exerc Sci [Internet]. 2019;12(2):287–96. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30899342%0Ahttp://www.pubmedcentral.nih.gov/articlerender.fcgi?artid=PMC6413849

4- Ristow M, Zarse K, Oberbach A, Klöting N, Birringer M, Kiehntopf M, et al. Antioxidants prevent health-promoting effects of physical exercise in humans. Proc Natl Acad Sci U S A. 2009;106(21):8665–70.