Antocianinas:

Última Atualização: 16/04/2021

Recomendações Nutricionais:

Fontes:

Açai, cebola roxa, jabuticaba, mirtilo, uva roxa, vinho tinto, repolho roxo. (1)

Não existem estudos brasileiros, porém nos EUA há muitos estudos sobre a “sambucus nigras” e a “prunus ceraus” ricas em antocianinas, atuando na melhora da perfusão endotelial. (Pós VP)

Porém, no brasil frutos como o açaí, grumixama, e o jambolão são extremamente ricos em antocianinas, sendo interessante seu consumo. (Pós VP)

Efeitos no organismo:

Foi visto que as antocianinas podem desempenhar ação anti-inflamatória e reduzir o estresse oxidativo, que é diretamente relacionado com o desenvolvimento de doenças como a dislipidemia, a hipertensão arterial e o DM2. (1)

Foi visto que antocianinas atuam na SIRT-1 que fazem um Upregulation na PGC-1α gerando a biogênese mitocondrial. (Pós VP)

Síndrome metabólica:

Um estudo com animais com síndrome metabólica, a administração de vegetais roxos, por 8 semanas, promoveu melhora da resistência a insulina e redução da pressão arterial. (1)

Vasocontrição:                                         

A administração de antioxidantes gera uma melhora na fadiga, além de manter a contratilidade. (9)

– Na perfusão endotelial – Atuando na melhora da permeabilidade e da vasodilatação e na resposta do VO2max. (8)

Mecanismo: As antocianinas são capazes de reduzir o nitrito a oxido nítrico no estomago;além disso ela regula a expressão e atividade da NO sintase. Com mais oxido nítrico=  maior permeabilidade vascular, e menor pressão sistólica e diastólica. (8)

Isso influencia no exercício pelo maior aporte  de nutrientes e oxigênio no musculo, pela melhora da atividade mitocondrial, além de interferir na função contrátil das  fibras musculares.

Fisiologia:

As antocianinas são um grupo de flavonoides responsáveis pela coloração rooxa e vermelha  de diversos alimentos.(1)

São consideradas flavonoides, pertencentes a classe dos polifenóis.

Fontes:Rabanete, morango, cereja, amora, brócolis, grapefruit, uva, pimenta, laranja.