Dieta Cetogênica:

Última Atualização: 25/08/2021

Definição:

A dieta cetogenica é definida com um aporte Maximo de 50g de carboidratos, ela é utilizada devido a sua habilidade de aumentar  a quantidade de  corpos cetônicos. Mas esse mecanismo não se mostrou melhor na perda peso. (1)

A vantagem  percebida no uso da dieta cetogênica é sua capacidade de regular o apetite com a supressão da produção de grelina. Que faz com que haja uma diminuição espontânea na ingestão calórica. Uma observação é que para atletas há uma perda de performance no uso da dieta. (1)

Dietas baixas em carboidratos podem afetar o índice de testosterona livre e cortisol.

Testosterona total engloba todas as partículas de testosterona inclusive as ligadas a proteínas (que exercem um menor efeito na hipertrofia). A testosterona livre é a que exerce maior função

Alterações de 100 ng/dl na testosterona apesar de estatisticamente haver mudanças, na pratica não há mudanças  fisiológicas na composição corporal.

Não adianta avaliar testosterona no sangue, se não for avaliado os receptores para essa testosterona.

Recomendações Nutricionais:

A dieta cetogênica pode ser útil na redução de gordura visceral, e emagrecimento, mas, no entanto, ela não é eficaz no ganho de massa.

Corpos cetônicos  são capazes de prevenir a neoglicogênese, inibindo o uso de proteína para a formação de glicose. (Previnem a proteólise)

A perda de peso ocorre devido a perda de água, proveniente do glicogênio.

Ela não é superior do que outros meio para o emagrecimento

A restrição de carboidrato gera uma maior oxidação de gordura, mas não necessariamente emagrecimento. Você oxida mais, mas consome mais também.

A restrição de gorduras não gerou alterações na oxidação de gorduras

A indisponibilidade dos carboidratos gera um aumento na intensidade de retirada dos ácidos graxos do tecido adiposo (não significa emagrecimento), além de gerar alterações hormonais como aumento de glicocorticoides, aumento do glucagon e diminuição da insulina. (2)

As células possuem limitações em relação a oxidação dos corpos cetônicos devido ao oxaloacetato, um derivado de carboidratos necessário para a entrada de acetil-CoA no ciclo do acido cítrico. (2)

A indisponibilidade do oxaloacetato pode gerar um aumento de ate 30x de compostos  cetônicos,  levando a acidose extrema do organismo. (2)

Referências bibliográficas:

1- Aragon AA, Schoenfeld BJ, Wildman R, Kleiner S, VanDusseldorp T, Taylor L, et al. International society of sports nutrition position stand: Diets and body composition. J Int Soc Sports Nutr. 2017;14(1):1–19.

2- Hall JE, Guyton AC. Tratado de Fisiologia Médica. 13a. Rio de Janeiro: Elsevier; 2017. 1–1176 p.