Hipertrofia Muscular – Ganho de Massa

Última Atualização: 20/09/2021

Manter uma condição hipercalórica não é necessária para o ganho de massa magra, visto que mesmo em condições hipocalóricas isso pode acontecer, mas de forma reduzida. (1)

Para ganho de massa e manutenção de massa muscular: 200 a 300kcal (2) por dia já é suficiente para promover o ganho de massa muscular. Não sendo necessário chegar a 500 ou 600 kcal, visto que ocorre um maior ganho de gordura. (2)

Algo entre 2,5 g/kg de PTN  foi capaz de promover maiores  ganhos de massa magra (2)

A resposta ao ganho de massa não teve diferença significativa  entre pessoas que tomaram aminoácidos essenciais e não essenciais. (2)

Leucina é um dos  aminoácidos mais responsivos na síntese proteica. (2)

Em  um estudo realizado foi sugerido que para um maior ganho de massa, a quantidade de PTN pós exercício deve ser algo em torno de 0,25g/kg de peso.(2)

Referências Bibliográficas:

1- Aragon AA, Schoenfeld BJ, Wildman R, Kleiner S, VanDusseldorp T, Taylor L, et al. International society of sports nutrition position stand: Diets and body composition. J Int Soc Sports Nutr. 2017;14(1):1–19.

2- Close GL, Hamilton DL, Philp A, Burke LM, Morton JP. New strategies in sport nutrition to increase exercise performance. Free Radic Biol Med [Internet]. 2016;98:144–58. Available from: http://dx.doi.org/10.1016/j.freeradbiomed.2016.01.016