Insuficiência Cardíaca IC – Fisiopatologia, tratamento, terapia nutricional, suplementação…

Última Atualização: 21/08/2021

Alterações Bioquímicas:

Objetivo do tratamento:

– Controlar a hipertensão e a homeostase (1)

– Controlar a inflamação e efeitos intestinais. (1)

Tratamento médico:

Farmacologia:

Terapia nutricional:

– Restrição de sódio

– Dieta DASH –

Suplementação nutricional:

Outros tratamentos:

Fisiopatologia:

Pacientes com níveis aumentados de citocinas inflamatórias como TNF, IL-1,IL-6  são associados a sintomas clínicos mais severos um maior risco de morte. (1)

Existem fortes evidencias mostrando que esses mediadores inflamatórios tem influencia na apoptose, na hipertrofia e na fibrose cardíaca. (1)

Insuficiência cárdica, intestino e microbiota:

(+Sobre a microbiota)

A diminuição do debito cardíaco gera uma adaptação na circulação sistêmica, levando a congestão em diversos órgãos, incluindo, a parede intestinal. A diminuição da perfusão sanguínea afeta a estrutura dos vilos na mucosa intestinal, resultando em uma acidose, que é percebida em metade dos pacientes com insuficiência cardíaca. (1)

É postulado que ocorre um edema na parede gastrointestinal, prejudicando a função da barreira intestinal, facilitando a translocação bacteriana. (1) Essa translocação bacteriana gera a endotoxemia, com  consequente aumento da resposta inflamatória, um  aumento do estresse oxidativo, tudo  consequência da isquemia e congestão intestinal. (1)

Devido ao edema, ocorre um espessamento da parede intestinal, que é diretamente ligado ao níveis circulantes de PCR, leucócitos sanguíneos, e marcadores da permeabilidade intestinal. (1)

Junto a mudança funcional, ocorre também uma mudança na composição e na diversidade  bacteriana desses pacientes. (1)

Estudos tem mostrado que o metabolismo das bactérias, os AGCC, podem influenciar no tônus vascular e na pressão sanguínea do hospedeiro. (1)

Foi visto que bactérias produtoras de acetato podem ser consideradas como intervenções protetoras no tratamento de hipertensão, hipertrofia cardíaca e no desenvolvimento de fibroses.  (1)

Hipertensão e IC:

(+Sobre a Hipertensão)

Na maioria dos casos de hipertensão, ocorre um aumento da resistência periférica que força o ventrículo esquerdo do coração a aumentar seu esforço para bombear o sangue através do sistema. Com o tempo, pode ocorrer o bloqueio ventricular esquerdo e, eventualmente a Insuficiência Cardíaca. (2)

Referências bibliográficas:

1- Tang WHW, Li DY, Hazen SL. Dietary metabolism, the gut microbiome, and heart failure. Nat Rev Cardiol [Internet]. 2019;16(3):137–54. Available from: http://dx.doi.org/10.1038/s41569-018-0108-7

2- Mahan LK, Escott-Stump S, Raymond JL. Krause Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13a. Rio de Janeiro: Elsevier; 2012. 1227 p.