Óleos Essenciais OE- Fisiologia, mecanismos…

Última Atualização: 27/08/2021

Óleos essenciais são altamente concentrados, voláteis, com inúmeros constituintes químicos que são extraídos pela destilação a vapor, hidrodifusão ou pressão. (1)

O mecanismo proposto que para o aumento da imunidade é que os óleos aumentam a atividade dos linfócitos, aumentando a fagositose pelos macrófagos, induzindo a produção de interferon, OU estimulando a atividade da célula NK. (1)

As evidencias cientificas sobre os óleos essenciais estão aumentando, mostrando um potencial efeito imunomodulador, mas essas evidências ainda são muito fragmentadas, Há poucos estudos para diversos compostos. (1)

Apenas alguns OEs foram focos de diversos estudos para oferecer uma forte base de evidencias. (1)

Mecanismo / Modo de usar:

Foi visto que métodos de aplicação mistos tendem a gerar um maior resultado. E que a inalação é o método com o  maior efeito e de atuação mais rápida no organismo. (2,3)

Os principais métodos são:

  • Inalação (2)
  • Absorção pela pele (2)
  • Ingestão oral (2)

20 minutos de exposição e 5 gotas já foram capazes de exercer efeitos no sono. (4)

Suplementação em animais:

Alguns estudos demonstraram que a suplementação de OE parece beneficiar o sistema digestivo de animais, pecuária  e peixes, aumentando a  absorção de nutrientes, reduzindo o número de patógenos no intestino, além de ter propriedades antioxidantes e melhorar o sistema imune desses animais. (1)

Sono / estresse / depressão:

Paro o sono, os óleos mais utilizados são:

Algumas meta-análises mostraram que a aromaterapia é capaz de melhorar a qualidade do sono. (2,3)

Se é falado que a aromaterapia ajuda no sono aliviando o estresse emocional estabilizando o humor através dos óleos essenciais. (2)

Diversos estudos tem demonstrado que a aromaterapia age em diversos fatores psicológicos, incluindo depressão, ansiedade, estresse, além de atuar também na  fadiga, na pressão sanguínea, e no sono. (3)

Alguns autores apontam que inalar o óleo essencial de lavanda e rosas é capaz de aumentar a capacidade de retirada de radicais livres, reduzindo a secreção de cortisol, relaxando músculos, aliviando o estresse e produzindo uma sensação de calma. (2)

Foi visto também que a utilização de um Blend foi mais eficaz do que a utilização de apenas 1 óleo sozinho. (2)

Referências Bibliográficas:

1- Peterfalvi A, Miko E, Nagy T, et al. Much More Than a Pleasant Scent: A Review on Essential Oils Supporting the Immune System. Molecules. 2019;24(24):4530. Published 2019 Dec 11. doi:10.3390/molecules24244530

2- Lin PC, Lee PH, Tseng SJ, Lin YM, Chen SR, Hou WH. Effects of aromatherapy on sleep quality: A systematic review and meta-analysis. Complement Ther Med. 2019;45(March):156–66.

3- Hwang E, Shin S. The effects of aromatherapy on sleep improvement: A systematic literature review and meta-analysis. J Altern Complement Med. 2015;21(2):61–8.

4- Karadag E, Samancioglu S, Ozden D, Bakir E. Effects of aromatherapy on sleep quality and anxiety of patients. Nurs Crit Care. 2017;22(2):105–12.