Vitamina B2 – Riboflavina – Metabolismo, biodisponibilidade, recomendações, suplementação…

Última Atualização: 23/08/2021

A riboflavina também conhecida como vitamina B2, faz parte da constituição de diversos sistemas enzimáticos essenciais ao metabolismo celular no organismo. A riboflavina é indicada tanto na prevenção quanto na terapia das desordens provocadas pela sua deficiência. Estas desordens podem ter várias origens que não podem ser curadas pela simples modificação da dieta alimentar, dieta inadequada ou deficiente em casos como alcoolismo em conjunto com baixíssima ingestão de leite e produtos de laticínio. Dosagem usual: 2 a 30mg ao dia. (Pós Integrativa)

Biodisponibilidade e Metabolismo:

Forma ativa: FMN / FAD / FADH2 (Pós VP)

Recomendações Nutricionais:

RDA:

UL:

Fontes Alimentares: Leites e derivados, folhas verdes escuras.

Fisiologia:

A riboflavina auxilia na metabolização de diversos fármacos e compostos tóxicos através da ativação do citocromo p450. E é necessária para a síntese de importantes coenzimas envolvidas no metabolismo energético. (1)

Vit. B2 e Função antioxidante:

Além disso ela também pode atuar como antioxidante por participar da reação de regeneração da glutationa, de oxidada para reduzida. (1)

Referências bibliográficas:

1- Lancha Jr. AH, Rogeri PS, Pereira-Lancha LO. Suplementação Nutricional no Esporte 2a Ed. 2a. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. 266 p.