Vitamina E – Tocoferol – Biodisponibilidade, recomendações, suplementação, efeitos no organismo…

Última Atualização: 09/08/2021

O tocoferol é uma vitamina lipossolúvel essencial na nutrição, com função antioxidante e protetora do envelhecimento celular. Dosagem usual: até 2000mg diariamente. (pós Integrativa)

O Tocoferol – Vit. E atua como antioxidante não enzimático, prevenindo reações de peroxidação lipídica principalmente em ambientes lipofílicos. (1)

Fisiologia:

A vitamina E é o descritor genérico para duas famílias de compostos: os tocoferóis e os tocotrienois. (2)

Deficiências:

Sinais e sintomas: (Pós VP)

  • Maior estresse oxidativo
  • Comprometimento da bainha de mielina à neuropatias
  • Pálpebras caídas (devido a lesões neurológicas)
  • Peroxidação lipídica à anemia hemolítica devido a hemólise peroxidativa
  • Fadiga
  • Aterogenese
  • Maior risco de lesões vasculares em DM e síndrome metabólica.

Nos seres humanos a deficiência de Vit. E é desconhecida, embora pacientes com má absorção grave de gordura, fibrose cística e alguns tipos de doença hepática crônica tenham deficiência, vez que não são capazes de absorver a vitamina ou transporta-la, apresentando lesão das membranas neurais e musculares. (2)

Biodisponibilidade e Metabolismo:

Por serem vitaminas lipossolúveis, qualquer comprometimento da digestão de lipídios vai no longo prazo interferir nas concentrações dessa vitamina! (Pós VP)

Recomendações nutricionais:

RDA: 15mg/dia (3)

UL:

1UI = 1,49mg

Fontes Alimentares: sementes, oleaginosas, baru, castanhas, nozes, amêndoas, pistache, macadâmia, linhaça, semente de girassol, abacate, açaí, germen de trigo, azeite, salmão, atum, sardinha, cavala, arenque, ovos, fígado…

Suplementação nutricional:

Em elevadas altitudes a suplementação de vitamina E pode ter efeito ergogênico. (3) Mas a nível do mar não houve melhoras. (3)

Cuidado com a suplementação isolada. Todo antioxidante é potencialmente pro-oxidante. (Pós VP)

Atenção com excesso de suplementação. Foi visto riscos de derrames em doses maiores que 265mg ou 400UI/dia. Além de exercer efeitos antagônico com outras vitaminas lipossolúveis. (Pós VP)

Antioxidantes e exercícios físicos:

A suplementação de tocoferol não foi eficaz na proteção contra a peroxidação lipídica induzida pelo exercício. (1)

É uma vitamina antioxidante lipossolúvel, capaz de reduzir metabolitos estáveis, não prejudiciais. à Protege os fosfolipideos insaturados presentes nas membranas biológicas (lipoproteínas, membrana celular, bainha de mielina, hemácias, membrana mitocondrial…) DNA, da degeneração oxidativa.  (Pós VP)

Vitamina A e glicemia:

Alterações na glicemia podem gerar alterações na via da PKC, que geram uma serie de alterações diminuindo a luz arterial (diminuição do NO, espessamento das artérias), aumento o risco para trombose (aumento do fibrinogênio), maior adesão de monócitos a parede endotelial (inflamação e aterogenese), e aumento da NFkB. à a Vit. E modula a função plaquetária e inibe a formação de trombina.  Além de inibir a via PKC.  (Pós VP)

Referências bibliográficas:

1- Lancha Jr. AH, Rogeri PS, Pereira-Lancha LO. Suplementação Nutricional no Esporte 2a Ed. 2a. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2019. 266 p.

2- Rodwell V w., Bender DA, Bothan KM, Kennelly PJ, Weil PA. Bioquímica ilustrada de Harper. 30a. ArtMed; 2017. 817 p.

3- Kerksick CM, Wilborn CD, Roberts MD, Smith-Ryan A, Kleiner SM, Jäger R, et al. ISSN exercise & sports nutrition review update: Research & recommendKerksick, C. M., Wilborn, C. D., Roberts, M. D., Smith-Ryan, A., Kleiner, S. M., Jäger, R., … Kreider, R. B. (2018). ISSN exercise & sports nutrition review update: Research & recommendat. J Int Soc Sports Nutr. 2018;15(1):1–57.